viernes, 3 de julio de 2015

BRASIL: LIBERDADE PRA LUTAR ! Agradecimento do camarada Igor Mendes á campanha por sua liberdade. (Tribuna da Imprenta)


À campanha pela libertação dos presos/as políticos/as,
A todos àqueles que aprenderam a dizer não:
É com grande alegria que escrevo estas linhas, as primeiras desde que saí da prisão. É impossível encontrar palavras para descrever não só o que sinto, como o significado que teve pra mim o reencontro com aqueles que tornaram real a minha liberdade. Impossível! Talvez pela incapacidade para lidar com tamanha responsabilidade, e também pela absoluta falta de tempo, tenha adiado escrever esse texto, que faço agora, de madrugada, à base de café, por não aceitar mais adia-lo.
Muito obrigado! Obrigado aos lutadores, obrigado ao nosso povo, obrigado aos nossos defensores, obrigado aos que não se renderam.
Falei a palavra responsabilidade. Nenhuma outra traduz melhor a minha posição nesse momento. Diante da vigorosa, e por que não dizer, histórica campanha movida nos últimos meses, que foi capaz de furar o bloqueio das grades e muros que nos separavam, diante do esforço e solidariedade dedicado por muitas pessoas que eu pouco ou mesmo nem conheço, a única sensação que tenho é que hoje é maior a minha responsabilidade perante o movimento popular. Ouvi dizer a respeito da minha postura, que teria sido um exemplo, etc. Não posso medi-lo, nem imagino que poderia agir de qualquer outro modo. Apenas lhes digo: sabê-los firmes obrigava-me a manter-me firme, para estar à altura de todo esforço e combatividade que vocês moviam. Para estar à altura das jornadas de junho, à altura da juventude combatente. E se fui escolhido, no meio de milhões, para pagar o preço pela mobilização de toda uma geração, que assim seja. Para mim se trata de uma honra.
Quero aproveitar e responder publicamente à pergunta que me foi feita ao longo dos últimos sete meses, pelos presos, e também desde que saí do cárcere: valeu a pena? Continuarei sustentando minhas posições?
Digo que o que vi no sistema penitenciário não apenas confirmou as minhas convicções de que nosso país precisa de uma grande e profunda Revolução de Nova Democracia, como preencheu essa convicção de um novo significado. Ler estatísticas sobre as prisões superlotadas, sobre as torturas que lá são praticadas e sobre o caráter seletivo da cadeia –que é feita tão somente para os pobres, para os deserdados da terra –é diferente de sentir tudo isso na pele. Essas estatísticas frias têm hoje, para mim, nomes e rostos, e me obrigam a seguir adiante, com mais força do que antes.
Ademais, a luta popular não irá diminuir, ao contrário, a crise na qual está mergulhado o Brasil, e que é bastante grave, indica que as mobilizações prosseguirão, como um rio que não deixa de fluir. Incontível. Irrefreável. E se a luta popular não irá diminuir, é inevitável que ocorram novas perseguições, e novas lutas, e assim sucessivamente. Quem vencerá? Aqueles que defendem o futuro, ainda que depois de muitos reveses, como registra a milenar história da Humanidade.
Por fim, celebramos a decisão do Superior Tribunal de Justiça que, ao nos libertar, ainda retirou a medida cautelar que nos restringia a freqüência à manifestações, por ser tal restrição absolutamente inconstitucional. Abrindo, com isso, precedente para que ativistas de todo o Brasil não sejam nunca mais violentados em sua liberdade por simplesmente lutarem, se manifestarem, se expressarem. Porque a luta, como condição para a conquista e defesa de todo e qualquer direito, é o mais importante de todos os direitos.
Dia 12 de julho, a menos que algo muito grave aconteça, estarei de volta às ruas. Custaram-me sete meses de prisão. Mas valeu a pena, cada minuto. Espero vê-los lá! Venceremos!
Lutar não é crime!
Liberdade a todos os presos políticos e extinção dos processos!
Liberdade para Rafael Braga!
Todos à manifestação do próximo dia 12 de julho!
 
IGOR MENDES -

No hay comentarios: